quarta-feira, 13 de março de 2013

Cantata 147 de J.S. Bach (2)



A partitura original desta cantata está autografada e datada para a primeira performance no dia 2 de julho de 1723, inusitadamente, uma cópia muito limpa e sem correções. A primeira página da Cantata pode ter sido datada de 1716 e contém o original do 1º. Movimento – sem quaisquer mudanças – como composto por Bach (“Canta Weimar Advent), conhecido como VWV 147ª. Esta partitura ficou na posse de seu filho Carl Philipp Emanuel Bach. O restante original, da Cantata 147a (da qual Bach transcreveu o restante sobrevivente, BWV 147), ficou em posse de seu outro filho, Wilhelm Friedrich Bach e, mais tarde, desapareceu para sempre.

O Choral final desta Cantata é o tão conhecido “Jesus, alegria dos homens”, o qual é executado duas vezes ao longo da obra, sendo que da primeira vez tem o seguinte texto:

Bem aventurado sou, porque tenho Jesus.
Oh, quão firmemente eu o seguro,
Para que traga refrigério ao meu coração,
Quando estou triste e abatido.
Eu tenho Jesus, que me ama
e a si mesmo se entregou por mim.
Ah! Por isso não o deixarei,
mesmo que meu coração se quebre.

O segundo texto é o que está na legenda da execução:


Nenhum comentário:

Postar um comentário